BOLÍVIA

9 noites / 10 dias

Sobre
BOLÍVIA

Fazer turismo na Bolívia exige certo preparo (físico e mental). Essa nação de fortes tradições indígenas costuma assustar os que estão acostumados ao turismo fácil de outros países sul-americanos. É preciso superar alguns obstáculos – transito caótico e pouca estrutura hoteleira são alguns deles – para conhecer um país belíssimo e único.

Aos que têm paciência, logo o encantamento surge e os olhos agradecem ao testemunhar a beleza de cidades coloniais como Potosí, cujo centro histórico foi declarado pela Unesco um Patrimônio Histórico da Humanidade, ou a experiência única de cruzar áreas desérticas do sul do país, como os que viajam por terra entre o salar do Uyuni e o deserto do Atacama, no vizinho Chile. La Paz é uma das principais portas de entrada para o país via aérea. Sua proximidade com sítios fantásticos, como o lago Titicaca e Tihuanaco, além de picos andinos fabulosos, faz dela um centro logístico ideal. O cenário formado por imensas placas de sal, vulcões, gêiseres e lagoas é capaz de apagar todos os efeitos colaterais que uma viagem à Bolívia possa causar. Seu rico passado nativo, aliado às heranças hispânicas, concedem ao visitante lições preciosas de história.

BOLÍVIA

Roteiro
COMPLETO

La Paz

Chegada e traslado privado do aeroporto ao hotel com guia bilíngue. Hospedagem.

La Paz

Café da manhã. Saída do hotel para visitar o famoso Mercado das Bruxas, a colonial Iglesia de San Francisco e as tendas artesanais da Calle Sagárnaga. O passeio continua até a Praça Murillo, onde se encontram a Catedral Metropolitana, o Palácio do Governo e o Parlamento. Após, visita da famosa rua colonial Calle Jaén, onde se concentram importantes museus da cidade, e dali continuaremos até a réplica do templo semissubterrâneo da cultura Tiwanaku. Trocando de cenário, o passeio continua até as zonas residenciais de Obrajes, Calacoto e La Florida. O passeio termina com uma visita ao espetacular Valle de la Luna, onde os passageiros terão a oportunidade de realizar uma breve caminhada e visitar uma oficina de cerâmica onde haverá uma demonstração dessa arte.

La Paz – Copacabana – Isla del Sol (Sul) – Complejo Inti Wata – Lago Titicaca – La Paz

Café da manhã. Na primeira hora, traslado ao Santuário de Copacabana. Visita a Copacabana para depois navegar no cruzeiro de catamarã pelo Lago Titicaca até a Isla del Sol (Sul), berço do Império Inca. Nesta lendária ilha será visitado o Jardim, as Escadas e a Fonte do Inca, e, após, o itinerário inclui a visita ao Complejo Cultural Inti Wata, o principal atrativo turístico privado da Bolívia, que inclui o museu subterrâneo do Ekako, os centros de medicina tradicional e de construção de balsas de cana, os terraços Pachamama de agricultura inca, um centro artesanal, o refúgio Intica e a maior variedade de camelídeos antinos localizados no miradouro Manco Kapac. A visita ao Complejo Inti Wata também inclui a possibilidade de navegar a bordo de uma imensa balsa típica de Totora e de realizar uma vista panorâmica ao palácio inca de Pilkokaina. Depois embarcamos novamente no catamarã para desfrutar de um almoço buffet. Traslado de ônibus por rodovia à cidade de La Paz.

La Paz – Tiwanaku – La Paz

Café da manhã. Traslado desde o hotel para visitar a capital de uma antiga civilização, situada a apenas 72 km da cidade de La Paz. Durante sua época de esplendor, Tiwanaku foi o principal centro cerimonial e berço da cultura andina. Estas ruínas pré-incas iniciaram uma série de debates arqueológicos. Segundo provas de carbono-14, o surgimento desta cultura estaria pelos anos 1580 a.C. Visitaremos o Templo de Kalasasaya (Sol), a Puerta del Sol, o templo semissubterrâneo, a Pirâmide de Akapana, bem como seu museu no qual se observa uma coleção de objetos cerâmicos e instrumentos de civilizações anteriores à chegada da cultura Inca.

La Paz – Sucre

Café da manhã. Traslados privados do hotel ao aeroporto e do aeroporto ao hotel com guia bilíngue. Visita ao Museu Histórico da Casa de la Libertad e ao Convento de San Felipe de Nery (apenas à tarde; de manhã, será visitado o Museo de la Recoleta) ou miradouro da Recoleta, as fachadas das Igrejas de San Lázaro e Santo Domingo, os principais monumentos históricos e o Parque Bolívar.

Sucre – Tarabuco

Tarabuco fica situado a 60 quilômetros de Sucre. A cultura de Tarabuco é uma das culturas indígenas mais antigas desde continente que tem preservado seus valores e costumes. O mercado atrai camponeses da região, que são famosos por suas monteras (capacetes de couro), ponchos multicoloridos e chuspas (sacos para o transporte de folhas de coca e dinheiro). Assistência para comprar têxteis e artesanato. Após visitaremos a comunidade de Jatun Yampara. Aqui teremos um almoço típico da região, com produtos da comunidade. Demonstração de técnicas de tecido nativo, interpretação de música e caminhadas ao redor da comunidade, consulta com o brujo local e a oportunidade de comprar têxteis.

Tarabuco – Santa Cruz

Café da manhã. Traslados privados do hotel ao aeroporto e do aeroporto ao hotel com guia bilíngue. City tour pela cidade, passando pelas principais ruas e avenidas com seus monumentos, bairros residenciais, a Basílica Menor de San Lorenzo e Museus para depois nos dirigismos ao Mariposario no Biocentro Guembe, onde teremos almoço e desfrutaremos da natureza desde lindo lugar. Este pedaço de paraíso localizado no oriente boliviano se encontra rodeado de inúmeras plantas exóticas, bosques exuberantes e animais próprios da região, brindando seus visitantes com a possibilidade de entrar em contato direto com a natureza e ir a um lugar isolado dos ruídos da cidade e da rotina diária, através de agradáveis caminhadas por nossas trilhas ecológicas e bosques espetaculares. Um gigantesc borboletário e um espetacular orquidário únicos no mundo são os principais atrativos do Biocentro. Almoço no restaurante Las Palmeras do Biocentro.

Santa Cruz – San Javier – Concepción

Café da manhã. Na primeira hora, saída de Santa Cruz a San Javier, a missão jesuítica mais antiga fundada em 1691. No caminho, visita a vários lugares como Cotoca, Pailas, cruzando o Rio Grande e parques naturais com lindos jardins. Chegada a San Javier, visita à igreja do século XVII recentemente restaurada e ao museu. Depois do almoço, continuação da viagem até Concepción. Jantar e hospedagem em Concepción.

Concepción – San Javier – Santa Cruz

Café da manhã. Visita à famosa catedral fundada em 1709 e às oficinas artesanais, passeio pela cidade e almoço. Visita à barragem e retorno a San Javier. Café típico e retorno a Santa Cruz.

Santa Cruz

Café da manhã. Traslado privado do hotel ao aeroporto.

O que está
incluso?

* 4 noites de hospedagem em La Paz com café da manhã

* 1 noite de hospedagem em Sucre com café da manhã

* 1 noite de hospedagem em Tarabuco com café da manhã

* 2 noites de hospedagem em Santa Cruz com café da manhã

* 1 noite de hospedagem em Concepción com café da manhã

* City tour em La Paz

* Cruzeiro de catamarã pelo Lago Titicaca até a Isla del Sol com almoço

* Visita a Copacabana

* Visita ao Complejo Cultural Inti Wata

* Visita a Tiwanaku

* City tour em Sucre

* Visita a Tarabuco com almoço típico

* City tour em Santa Cruz com almoço

* Visita a missão jesuítica em San Javier com almoço

* Passeio em Concepción com almoço

* Café típico em San Javier

* Traslados de chegada e saída

* Seguro assistencial

* Kit viagem personalizado da Operadora


Valores

Destino Single Double Triple Período Saídas
Bolívia sob consulta sob consulta sob consulta 10 dias Diárias