VULCÕES DA GUATEMALA

8 noites / 9 dias

Sobre
VULCÕES DA GUATEMALA

Antigo território dos maias, o terceiro maior país da América Central foi colonizado por espanhóis, que ocuparam suas terras de 1523 até 1821. Como a Guatemala não é dos países mais tradicionais para o turismo, é um destino bastante exótico, cheio de segredos a serem descobertos e muitas paisagens incríveis. Cidades históricas, vulcões por todos os lados, paisagens naturais exuberantes e muita cultura são as principais atrações do país — além de cavernas, lagos, bosques e ruínas maias com o impressionante legado da civilização pré-colombiana antes dona dessas terras.

A Guatemala é um país da América Central, vizinho do México, Belize e El Salvador. As principais atrações da Guatemala ficam na costa oeste do país, onde fica a capital, a Cidade da Guatemala. Poucos sabem, mas a capital econômica, política e cultural do país é uma grande área metropolitana construída com planejamento linear e a cidade mais populosa da América Central. E fica ao lado de cidade histórica Antígua Guatemala.

Fundada há mais de 500 anos, Antígua Guatemala conta sua história por meio de suas ruas de pedra, igrejas e museus coloniais. Das belezas naturais, tem destaque o belo lago cercado por três vulcões Atitlán, localizado em terras altas e com 126 quilômetros de extensão.

Para as compras, visite o colorido mercado de Chichicastenango, a 140 quilômetros da capital, repleto de artesanato local, condimentos, incensos e comidas tradicionais.

VULCÕES DA GUATEMALA

Roteiro
COMPLETO

Cidade da Guatemala

Recepção no Aeroporto Internacional La Aurora e chegada à Nova Guatemala da Assunção (ou Cidade da Guatemala), Capital da República da Guatemala, moderna e cosmopolita. A Cidade da Guatemala é a mais próspera da América Central, com modernos edifícios e centros de negócios; é o mais moderno e cosmopolita da região da América Central, lugar ideal para realizar congressos e convenções, jogar golfe, visitar os vários centros comerciais e até mesmo realizar tratamentos médicos. Ao visitar a Guatemala, é essencial passear pelo centro histórico com sua catedral, seus edifícios e museus centenários, refletindo a história do país. Hospedagem na Cidade da Guatemala.

Cidade da Guatemala — Vulcão Pacaya — Antígua Guatemala

Café da manhã no hotel. Partida para San Vicente Pacaya, cidade localizada no sopé do vulcão. O vulcão Pacaya tem uma altura de 2.552 metros acima do nível do mar. Seu tipo de atividade é uma explosão normal da cratera central e seu tipo de erupção é estromboliana, lançando cinzas para cima, vapor de água e pequenas pedras. Tem um duto secundário chamado Mackenney Peak que está atualmente ativo e sua lava flui em diferentes partes. Sua localização exata é entre o Departamento da Guatemala e o Departamento de Escuintla, 40 quilômetros a sudoeste da Cidade da Guatemala, formando parte de uma grande caldeira vulcânica junto com o Lago de Amatitlán e a Laguna de Calderas. O Vulcão de Pacaya é constituído por vários cumes fortemente fraturados e de estruturas complicadas. Existem no seu ápice dois cones de escória que têm estado ativos em tempos históricos: Cerro Chino e Cerro Inactivo. O outro cone é chamado Mackenney Cone e está ativo desde 1966, no noroeste complexo de cúpulas de lava. O vulcão de Pacaya é um dos mais recomendados por sua facilidade de escalar e vista espetacular. Descida para a cidade de San Vicente Pacaya e continuação para La Antígua Guatemala, declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Tour de orientação em Antígua Guatemala incluindo a Catedral Metropolitana, Praça Central, Palácio dos Capitães e os locais históricos mais importantes. Três impressionantes colossos cercam a bela cidade colonial de Antígua Guatemala. Localizada dentro de um vale que produz o melhor café do mundo, suas ruas de paralelepípedos convidam você a andar a pé. Monumentos espetaculares são localizados em quase todos os cantos dessa cidade maravilhosa. Seu valor histórico impressionante e beleza magnífica a levaram a ser declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1979. O vale que rodeia esta bela cidade é considerado um dos melhores lugares do país para a prática de mountain bike e observação de aves endêmicas regionais. Antígua Guatemala é uma cidade cosmopolita, e isso se reflete na ampla e excelente oferta gastronômica local, bem como na diversidade de escolas para aprender e melhorar a língua espanhola. Durante a Semana Santa, a cidade é palco de uma das expressões mais coloridas da fé católica, com as espetaculares e famosas procissões. Durante esse período, Antígua está cheia de fiéis, que se vestem com o traje de corneta tradicional para transportar o andas processional; e elaborar tapetes impressionantes e coloridos de serragem. Hospedagem em Antígua Guatemala.

Antígua Guatemala

Café da manhã. Dia livre dedicado à exploração por conta própria de Antígua Guatemala, descansar ou fazer excursões opcionais: — Tikal: visita de 1 dia — Visita de museus — Visita de fazendas de café ou macadâmia — Canopy, avistamento de pássaros, etc.

Antígua Guatemala — Vulcão Acatenango

Partida para La Soledad, uma cidade localizada no sopé do vulcão Acatenango, um estratovulcão cuja altitude chega a 3.976 metros sobre o nível do mar. As vistas sobre o cume do vulcão oferecem uma paisagem incomparável e uma enorme vista panorâmica do cadeia de fogo da Guatemala. O Acatenango tem dois picos, o Pico Mayor e Yepocapa (3.880 metros), que também é conhecido como “Três Irmãs”. O Acatenango está ligado ao vulcão Fuego, e a união de ambos é conhecida como “La Horqueta”; de fato, o maciço de Fuego-Acatenango compreende uma cadeia montanhosa de cinco ou mais vulcões na direção norte-sul perpendicular ao arco centro-americano da Guatemala. Entre os principais estão o Velho Acatenango, Yepocapa, Pico Mayor de Acatenango, Plateau e Volcán de Fuego. O maciço de Fuego-Acatenango foi originalmente referido pelos colonos espanhóis como “os vulcões do fogo”. O vulcanismo nesta região se estende por mais de 200.000 anos, e muitos entram em atividade constantemente. Esse conjunto de vulcões atinge uma altitude de 3.500 m.s.n.m., acima da costa do Pacífico, no sul do país; e chega a 2.000 metros acima do planalto guatemalteco, ao norte. Compreende remanescentes de múltiplos centros de erupção, que colapsam periodicamente e produzem enormes avalanches de ruínas. A maior dessas avalanches se estendeu por 50 km desde a sua criação, cobrindo mais de 300 km². O vulcão tem um enorme potencial para produzir avalanches que podem inundar grandes áreas da costa do Pacífico. Na região ao redor dos vulcões vivem mais de 100 mil pessoas que estão fortemente expostas a esses riscos. As únicas erupções historicamente conhecidas ocorreram no século XX: entre 1924 e 1927, ao norte do pico do “Pico Maior”, e em dezembro de 1972, entre Yepocapa e “Pico Mayor”. Ao chegar ao acampamento, espera-se no dia seguinte contemplar, no cume, um amanhecer incomparável. Jantar e hospedagem. Camping.

Vulcão Acatenango — La Soledad — Lago Atitlán

Café da manhã no acampamento. Suba até o topo do Acatenango. Tempo livre para meditação, fotografias e explorações próprias dentro do perímetro recomendado e permitido pelos nossos guias profissionais. No curso da descida até chegar a La Soledad, você poderá apreciar a diversidade de flora e fauna das bases do Vulcão Acatenango, o terceiro mais alto de toda a Guatemala. Partida para o Lago Atitlán, em cuja rota ao longo da Rodovia Interamericana apreciaremos as belezas desta região privilegiada do país, onde convergem a beleza natural e a cultura indígena ainda viva dos maias. O lago de Atitlán impõe-se com uma paisagem de beleza incomparável e romântica, com cenários dos sonhos. Cercado por 3 vulcões impressionantes — Atitlán, Tolimán e San Pedro —, é o cenário perfeito para uma estadia rodeada de beleza natural e etnia da civilização maia. Hospedagem.

Lago Atitlán — Chichicastenango — Lago Atitlán

Partida para o Altiplano da Guatemala para encontrar o Chichicastenango, o maior mercado nativo da América Latina. Teremos a oportunidade de visitar a igreja paroquial de São Tomás. Foi fundada no ano de 1540 e histórias diferentes são narradas sobre a sua construção, que ocorreu em um sítio arqueológico pré-hispânico. É um exemplo claro do esplendor da arquitetura colonial. Dentro dela você encontrará peças ricas de imagens coloniais guatemaltecas, como a imagem de São Sebastião, que está no nicho principal de um dos retábulos; sua escultura data de 1586 a 1600 e manifesta a arte antimaneirista. Ritos indianos e ladinos também são misturados como nos arredores e na frente da igreja. Na sua escadaria de 18 passos, o que significa os 18 meses do Calendário Maia, sacerdotes podem ser vistos queimando incensos. Dentro da igreja, a maioria dos retábulos data do século 17; a igreja é formada por uma única nave com um coro alto e um sotocoro que culmina no altar e tem uma cúpula, e sua arquitetura é colonial, cercada por champas que formam um labirinto no qual os comerciantes e compradores são introduzidos em busca de mercadorias variadas. Uma clara mistura de sincretismo religioso pode ser observada com o Catolicismo Romano. Você terá tempo livre para fazer compras no mercado, incluindo máscaras, artesanato, têxteis de todos os tipos da região e para apreciar a extensa quantidade de legumes, verduras e frutas que são vendidas ao ar livre às quintas-feiras e domingos, onde todos os nativos convergem para realizar suas trocas comerciais. Continue para o Lago Atitlán, para apreciar a beleza desta região privilegiada do país, onde a beleza natural e a cultura indígena ainda viva dos maias se confundem. O lago de Atitlán impõe-se com uma paisagem de beleza incomparável e romântica, com cenários de sonho pelos 3 vulcões impressionantes que o rodeiam: Atitlán, Tolimán e San Pedro. Tour guiado em San Francisco Panajachel, o mais movimentado centro de visitantes das 12 cidades pitorescas indígenas que cercam o lago. Hospedagem.

Lago Atitlán — Vulcão San Pedro — Lago Atitlán

Muito cedo de manhã, transferência de barco para as encostas do vulcão San Pedro, um dos majestosos 3 vulcões que rodeiam o belo Lago Atitlán. O vulcão San Pedro é um estratovulcão localizado no lado sudoeste da caldeira do Lago Atitlán na Guatemala. Tem uma altitude de 3.020 metros acima do nível do mar. Subida ao vulcão para apreciar a paisagem natural incomparável do altiplano vulcânico. O vulcão San Pedro tem a forma de um cone simétrico. A característica geográfica tem para o seu lado sudoeste dois pequenos cones ou crateras laterais, conhecidos como Cerros Chuichumil e Paquixtaán. O vulcão, com seus vizinhos gêmeos — o Atitlán e o Tolimán — fica no limite sudoeste de uma caldeira vulcânica gigantesca, que era precisamente o Lago Atitlán. Milhões de anos atrás, o lugar onde o Lago Atitlán está localizado explodiu. A explosão foi tão grande que a areia chegou a onde hoje é o México, segundo dados obtidos por geólogos. Mais tarde, mais erupções ocorreram, entre elas a do vulcão San Pedro e as dos vulcões Tolimán, Atitlán e Cerro de Oro, entre outros. O tempo de subida é de aproximadamente três horas; e duas horas na descida. Dentro das suas principais característicase estão a formação de coníferas e a alimentação da bacia do Atitlán. Suas cidades mais próximas são San Pedro La Laguna e San Juan La Laguna. Descida e retorno a Panajachel. Partida para a Cidade da Guatemala. Hospedagem.

Lago — Cidade da Guatemala

Retorno do Lago Atitlán para a Cidade da Guatemala. Na chegada, faremos um tour panorâmico pela cidade para apreciar o Palácio Nacional da Cultura, a Catedral Metropolitana, o Centro Cívico, o Paseo de la Reforma e as áreas residenciais. Hospedagem.

Cidade da Guatemala

No momento conveniente, traslado ao Aeroporto Internacional para embarcar em um voo de retorno para sua origem.

O que está
incluso?

* 2 noites de hospedagem na Cidade da Guatemala com café da manhã

* 3 noites de hospedagem no Lago Atitlán com café da manhã

* 2 noites de hospedagem em Antígua Guatemala com café da manhã

* Camping em Acatenango com almoço, jantar e café da manhã

* Traslados de chegada e saída

* Transporte terrestre para excursões incluídas

* Guia nos passeios: Lago Atitlán, Chichicastenango, Antígua Guatemala, Vulcões Acatenango, Pacaya e San Pedro La Laguna

* Ingressos aos vulcões

* Lancha para o passeio a San Pedro La Laguna

* Taxas hoteleiras

* Seguro assistencial

* Kit viagem personalizado da Operadora


Valores

Destino Single Double Triple Período Saídas
Guatemala sob consulta sob consulta sob consulta 9 dias Semanais